O Que é ExpressionEngine?

O ExpressionEngine é um CMS, (em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), assim como o Joomla, WordPress, Drupal.

Você pode fazer o download da versão gratuita do sistema ou optar por comprar. O valor para a versão 1.6.9 é de $99.95 (Personal license) ou $249.95 (Commercial license).

A principal característica que a grande maioria fala, é a flexibilidade. ExpressionEngine tem suporte a módulos, extensões e plugins para modificar e adicionar funcionalidades nos sites. A versão disponível para download já vem com mais de 15 módulos prontos para serem usados, a versão paga vem com alguns a mais.

Vantagens

A grande vantagem são para designers que não tem conhecimento em linguagens de programação.ExpressionEngineusa tags próprias no desenvolvimento de temas. Essas tags são delimitadas por { e }. Assim como no HTML, existem pares de tags que devem ser abertas e fechadas, por exemplo: {exp:weblog} conteúdo {/exp:weblog}. Há também as tags simples, que são tags que não precisam ser fechadas, como a tag {site_url}, que mostra a url do site.

Com a documentação é fácil de desenvolver temas, módulos, plugins e extensões. Em breve será lançada uma versão baseada no Framework CodeIgniter que pode facilitar  mais ainda pra quem já desenvolve com o framework (Hoje já existe a versão 2.0 que você pode testar por 30 dias, mas ainda é beta).

Junto com a documentação existem alguns vídeos que ensinam o necessário para começar a se aventurar no sistema. Se tiver dúvidas, o suporte no fórum é bom.

Nas licenças Personal e Commercial, você pode comprar o multiple site manager, que habilita a criação de sites usando um único painel de controle para administrar.

Desvantagens

Uma desvantagem que eu vejo, é a falta de conteúdo para o nosso idioma. Eles tem um suporte bom no fórum, mas é só em inglês. Tutoriais em português é praticamente nulo.

Se você tiver um site com muitos plugins, módulos e extensões instaladas, vai dar uma certa dor de cabeça na hora de atualizar o sistema para uma versão mais recente. Pegando os módulos como exemplo, você terá que fazer um backup do módulo e do arquivo de idioma que é obrigatório em um módulo, ou seja, se você tiver muitos, vai ser um trabalho chato fazer backup um por um. Isso é necessário porque o ExpressionEngine não separa os arquivos instalados dos arquivos padrões, como o WordPress, que tem a pasta wp-content só para plugins e temas.

Por padrão, o editor do sistema é um textarea normal e a formatação do texto funciona com BBCodes. Não tem um editor WYSIWYG, mas você pode instalar uma extensão para esse fim. O LG TinyMCE Custom Field possibilita isso.

Screens da Administração

Visão Geral

Se você é designer ou não sabe nenhuma linguagem de programação, o ExpressionEngine é uma boa na hora de criar os temas – escrever códigos será necessário, mas é mais fácil escrever/lembrar um {site_url} do que um <?php bloginfo(‘url’); ?>.

Se você ficou interessado, visite a página oficial e veja, também, alguns sites desenvolvidos com o ExpressionEngine na seção showcase.