Extensões Para o Safari 5

No dia 7 de Junho, a Apple anunciou uma nova versão do seu navegador, o Safari 5. Dentre as novidades dessa nova versão, está o suporte a extensões – o que eu sentia bastante falta.

Fiz uma listinha com algumas extensões para você instalar e fazer os testes. Ainda não existem muitas extensões interessantes, mas já dá para fazer algumas coisas.

Vale lembrar que, para poder fazer uso das extensões, é necessário habilitar o uso delas. Siga esse procedimento: abra o Safari, vá no menu Safari > Preferences > Aba Advanced > Marque a opção “Show Develop menu in bar”. Feito isso, um novo menu estará visível ao lado do menu Window, o menu Develop. Clique nele e selecione a opção “Enable Extensions”. Depois disso já é possível instalar extensões no Safari. A administração das extensões fica no menu Safari > Preferences > Aba Extensions.

Encurtadores de URL’s

Goo.gl Shortener

Goo.gl Shortener

Encurta a URL usando o encurtador goo.gl.

rename!me

Encurta a url usando o encurtador http://rnm.me

bitlyify

Rename!me

Encurta urls com o encurtador bit.ly

Web / Programação

View Style Sheets

View Style Sheets

Possibilita a fácil visualização dos estilos CSS do site.

User CSS

Com essa extensão você pode escrever novos CSS para uma determinada página. É como um Firebug, do Firefox, que você pode editar e adicionar novos estilos. É um pouco chato de trabalhar com essa extensão porque ele abre uma nova aba para escrever o CSS.

Safari PageRank

Safari Pagerank

Mostra o pagerank da página atual em um ícone no navegador. É bom para saber o pagerank das páginas, mas não me agrada ter um ícone com uma bolinha vermelha e o número no topo do navegador.

Navegação

AutoPagerize

AutoPagerize

A AutoPagerize remove as paginações e deixa tudo em uma única página. Conforme você rola a página, ele vai carregando as outras páginas.

Gentle Status Bar

Adiciona uma barra de status no estilo do navegador Chrome. Para o efeito ser legal, não esqueça de desabilitar a barra de status padrão do navegador em View > Hide Status Bar.

Invisible Status Bar

Invisible Status Bar

Assim como a extensão anterior, essa também adicionar uma barra de status como a do Chrome.

GoMBox

Faz com que as imagens exibidas na busca do Google Imagens abram em lightbox.

Vídeo e E-mail

YouTube Downloader

Para quem gosta de baixar vídeos do YouTube, esse plugin é uma boa. Ele adiciona na página do vídeo dois  botões para download: um para download FLV e o outro para MP4.

Gmail Checker

Checa emails da sua conta do Gmail. Como o Safari Pagerank, esse mostra um ícone com o número de e-mails não lidos.

A quantidade de extensões vai crescendo e melhorando com o tempo. Se quiser ver mais extensões, visite o site Safari Extensions.