Removendo meta boxes do WordPress

O WordPress é um sistema muito bacana, simples de mexer e configurar. Ideal para blogs e, por que não, para sites de pequeno e médio porte. Porém, apesar de ser simples, ele mostra algumas informações não muito úteis para seus clientes na página inicial da administração, Dashboard, e na página do editor de posts, as meta boxes. Essas informações, felizmente, podem ser removidas, deixando o Dashboard e a página do editor mais limpa. Para isso, existem alguns plugins, como o iMasters WP Hacks, que removem essas e outras informações.

Se você gosta de facilidade, instale e use o iMasters WP Hacks, que além de remover as informações que mencionei, ele te dá a opção de remover alguns itens do menu conforme o nível do usuário. Agora, se você prefere uma coisa mais simples, sem menu, para uso pessoal, faça o seu próprio plugin. Eu, por exemplo, quando um plugin não é muito complexo, tento fazer os meus próprios, assim tenho mais controle do que é feito por trás da interface do sistema e o que é inserido na barra de menus da administração – muita informação acaba confundindo os clientes e a mim mesmo. Quanto menos eu precisar procurar, melhor, não acha?

Para começar, todo plugin precisa ter um cabeçalho padrão para que o WordPress reconheça o mesmo na página de plugins.

Esse cabeçalho é autoexplicativo, caso queira saber mais ou tenha alguma dúvida, não hesite em ler o Codex do WordPress.

Feito isso, agora é só remover as meta boxes utilizando a função remove_meta_box(). Essa função recebe três parâmetros:

  1. id – O id da meta box. Esse id é o atributo id que foi definido no html;
  2. page – A página onde essa meta box se encontra. Pode ser dashboard, post, page ou link;
  3. context – O contexto de onde a meta box está na página. Pode ser normal ou advanced.

O context, por padrão, na hora que um meta box é criado, é usado o advanced, então para remover, usarei o mesmo. A página vai depender de onde  a meta box que você quer remover está, no meu caso, vou usar o dashboard. O id é fácil de saber, é só olhar no código fonte. No total são oito meta boxes: dashboard_right_now, dashboard_quick_press, dashboard_recent_comments, dashboard_recent_drafts, dashboard_incoming_links, dashboard_primary, dashboard_secondary e dashboard_plugins.

Na prática:

Depois é só salvar o arquivo com um nome único (dica: use prefixo com o seu nome ou as inicias do seu nome) , enviar para a pasta de plugins wp-content/plugins e ativar.

Se você não quiser criar um plugin para remover as boxes, adicione o código no arquivo functions.php do seu tema (nesse caso, não é necessário o cabeçalho). O ruim de ficar no arquivo functions, é que ele só funciona se o tema desse arquivo estiver em uso.