Depois de uma breve explicação do que é esse tal de ExpressionEngine, hoje vou falar como instalá-lo. Apesar da instalação ser fácil como outros CMS, nada melhor do que ter uma explicação em português.
A primeira coisa a fazer, é claro, é o download no site do ExpressionEngine. A versão atual é a 1.6.9.
Depois de baixado, descompacte o arquivo. Ela vai gerar uma pasta chamada EECore1.6.9. Dentro dessa pasta encontramos três pastas e cinco arquivos, sendo três com a extensão .php e as outras duas, .txt. Um arquivo de texto é da licença e o outro um leia-me básico;. Os arquivos .php são referentes ao sistema em si, um para instalar (install.php), o path.php, para algumas configurações de variáveis pra caso você mude o local da pasta principal (system) e por fim, a index.php. As pastas são as seguintes:
- images = é onde o sistema guarda as imagens do sistema. os arquivos enviados em uploads também ficam nessa pasta, em subpastas.
- system = essa pasta é a principal. é nela que encontramos a pasta core, referênte a todo código do sistema, e outras pastas como a cache, extensions, plugins, modules, language etc.
- themes = nessa pasta ficam temas tanto para módulos, quanto para o próprio tema do site.
Depois de ter descompactada a pasta, mova o conteúdo dela para o seu servidor.
Feito isso, acesse http://seu-site/ e ele será redirecionado para a página de instalação (http://seu-site/install.php). Essa página tem algumas informações do sistema. Clique no botão “Click here to begin!”. A próxima página é a dos termos de uso, basta selecionar “I agree to abide by the license Terms and Conditions as stated above.” e clicar em Submit.
Depois do submit, entramos em uma etapa importante, onde você pode alterar o nome da pasta system. Como eu falei, é nessa pasta que encontramos os arquivos do sistema, então é importante mantê-la segura. Renomeie! No meu caso, vou manter o padrão system para não confundir no meio do artigo.
Depois de renomeado, é a hora de dar permissões nas pastas que o sistema vai usar para gravar futuros arquivos.
- path.php
- ./system/config.php
- ./system/cache/
- images/uploads
- images/captchas
Depois de setar as permissões de leitura e escritas nos arquivos e pastas, temos que configurar o sistema e o banco de dados.
As informações do Server Settings normalmente estão corretas. Database settings é necessário configurar, já que você precisa criar um banco de dados e depois preencher os dados. Existe um campo chamado Database Prefix, que é o prefixo das tabelas. Por questões de segurança e organização, é bom mudar o padrão (exp).
Para finalizar essa etapa, preencha os campos para criar o seu usuário, configure a localização e clique em Click Here to Install ExpressionEngine!
Se tudo der certo, aparecerá a mensagem falando que a instalação foi feita e que você deve deletar o arquivo install.php do seu servidor.
O página principal do site está acessível no endereço http://seu-site/ e o painel de administração em http://seu-site/system (lembrando que system é o nome padrão).
Como falei no início, a instalação é simples. Agora comece a navegar nos links da administração para ter – ou tentar ter – uma noção de como tudo funciona.
Em outros posts vou dar algumas dicas de como criar um tema para o ExpressionEngine.